A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Introdução a Python scripting no Blender 3D

Sex

6

Abr

2007


17:09

(7 votos, média 5.00 de 5) 


Variável sem valor
Fig.15 - Variável verts sem valor

Até então a variável verts não tem valor algum. Nós atribuímos a v o valor de 0, 0, 0. O sistema sabe que é um vértice por conta do comando NMesh.Vert(). Como o Python é uma linguagem orientada a objetos o v também é um; ele é um objeto vertex na posição 0, 0, 0 do plano cartesiano. Só isso, o Blender não sabe que a gente quer que esse vertex seja um dos que vão compor o nosso plane, ou o me. Daí entra o comando append(). Ele copia o valor de uma variável e atribui a outra.

Primeiro valor
Fig.16 - Primeiro valor da varável verts

Olhes acima... o append() copiou o valor de v e jogou-o como o índice [0] da variável verts. Assim o Blender sabe que o nosso objeto me tem um vertex posicionado em 0, 0, 0. Por enquanto só isso. Percebas que dentro do comando append() tem a variável que ele copiou, ou seja o v:

me.verts.append(v) <-- Aqui.

Informações adicionais