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Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

O folgado (masm)

Sex

15

Dez

2006


21:23

(13 votos, média 4.62 de 5) 


Criando o folgado

Está tudo em riba? Se você seguiu o tutorial, o arquivo texto que você digitou no editor de texto do MASM deve estar com esta cara:

.386
.MODEL FLAT,STDCALL
includelib \masm32\lib\kernel32.lib
ExitProcess PROTO uExitCode:DWORD
.CODE
inicio:
invoke ExitProcess,0
end inicio

E isso é tudo. O arquivo texto está pronto. Agora o trabalho vai ser o de clicar no menu do editor do MASM:

  • Clique em [File / Save As] e salve o arquivo texto como folgado.asm
  • Clique em [Project / Assemble ASM file] e o construtor do MASM irá produzir o arquivo folgado.obj
  • Clique em [Project / Link OBJ File] e o linker do MASM irá produzir o arquivo folgado.exe

Se por acaso esquecermos o parâmetro da função (neste caso seria invoke ExitProcess ou invés de invoke ExitProcess,0), na etapa 2 o construtor (assembler) dará a seguinte mensagem de erro:

Assembling E:\masm32\Projetos\Folgado\folgado.asm
C:\masm32\Projetos\Folgado\folgado.asm (6) : error A2137 : too few arguments to INVOKE

Introduza o erro no texto e faça o teste só para ir pegando o jeito. E não se esqueça de SEMPRE salvar o arquivo texto antes de assemblar ou linkar.

Se tudo correu bem após a estapa 2, o que significa que texto está sem erros que o construtor possa detectar, temos dois arquivos no diretório indicado: o folgado.asm, de 163 bytes, e o folgado.obj, de 463 bytes. E se tudo continuou a correr bem, após a etapa 3 tem mais um arquivo no diretório: folgado.exe, de 1.536 bytes. Enxutinho, não é mesmo? Tá certo que o programa não faz grande coisa, mas mesmo assim...

Execute o folgado.exe e... surpresa! Tá pensando que eu vou dizer novamente que dá a impressão de que o programa não faz nada? Nananinanão! A surpresa é que o programa fez exatamente o que se esperava dele e que NÃO DEU ERRO!

Mais um pouco de teoria

Folgado é o programa, nóis não! Só mais uma coisinha...

Já pensou ficar montando protótipos de todas as funções que se queira importar de DLLs? É muito pra cabeça e vai acabar dando calo nos dedos (e detonando o teclado). Existe um modo muito mais elegante e folgado de obter o mesmo resultado: guardando os protótipos das funções em arquivos que possam ser incluídos no texto dos nossos programas. Na verdade, estes arquivos já estão prontos. Para cada biblioteca existe um arquivo de inclusão com todos os protótipos de todas as funções desta biblioteca. São os arquivos .inc. Para a kernel32.lib existe a kernel32.inc, para a user32.lib existe a user32.inc e assim por diante.

A diretiva include é que faz a mágica. Basta usar include seguido pelo nome do arquivo que você quiser inserir no local onde se encontra a diretiva. Usando este expediente, o texto ficaria assim:

.386
.MODEL FLAT,STDCALL
includelib \masm32\lib\kernel32.lib
include \masm32\include\kernel32.inc
.CODE
inicio:
invoke ExitProcess,0
end inicio

Quando o MASM32 processa a linha "include \masm32\include\kernel32.inc", ele abre o arquivo kernel32.inc, que se encontra no diretório \masm32\include, e processa o conteúdo do arquivo como se o conteúdo do kernel32.inc estivesse presente no seu código. Desta forma, pode-se substituir um caminhão de linhas com protótipos de funções com umas poucas linhas de include.

Se você tiver curiosidade, abra num editor de texto um arquivo include qualquer. Estes arquivos estão em texto ASCII raso, o que significa que você pode lê-los com facilidade além de poder fazer seus próprios arquivos include e incorporá-los aos seus programas quando necessário.

Os arquivos .inc podem conter outras definições (constantes, estruturas, etc) além de protótipos de funções. Um dos mais completos (e constantemente atualizado) é o arquivo windows.inc do Iczelion & Hutch. É pau pra toda obra. Você encontra este arquivo no pacote do MASM32 versão 7 do Hutch no site do Iczelion e no site do hutch.

Conferindo o trabalho do MASM

Existem diversos desassembladores muito bons, como o WDasm e o ADA. Eu trabalho muito com o OllyDbg, um debugger gratuito para Windows com um desassemblador excelente. Você pode encontrá-lo no site do autor em http://home.t-online.de/home/Ollydbg/. Abrindo o executável com o OllyDbg encontramos o seguinte:


00401000 > $ 6A 00 PUSH 0 ; /ExitCode = 0
00401002 . E8 01000000 CALL ; \ExitProcess
00401007 . CC INT3
00401008 $- FF25 00204000 JMP DWORD PTR DS:[<&KERNEL32.ExitProcess>
0040100E 00 DB 00
0040100F 00 DB 00
... ...
00401FFF 00 DB 00

No endereço 401000, ponto de entrada do executável (module entrypoint), já encontramos o push do parâmetro da função KERNEL32.ExitProcess. Logo depois vem o call para a função. O MASM trabalhou direitinho. Note que o nosso programa ocupa 4096 bytes (ou 4 Kb) de memória - vai do endereço 401000 até 401FFF - apesar de só ocupar 14 bytes com o código. O restante é preenchido com zeros.

vovo Facilite a sua vida

Para facilitar a sua vida coloquei um arquivo zipado com o tutorial e o código fonte na seção de downloads da Aldeia. Procure na categoria tutoriais/Assembly Numaboa.

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