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Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Objetos e Manipuladores (handles)

Seg

22

Jun

2009


22:53

(1 voto de 5.00) 


Nível Avançado Um objeto é uma estrutura interna que representa um recurso do sistema, como um arquivo, uma linha de processo (thread) ou uma imagem gráfica. Um aplicativo não pode acessar diretamente a estrutura interna de um objeto ou do recurso do sistema que este objeto representa - precisa obter um manipulador (handle) para poder examiná-lo e/ou modificá-lo.

O Windows usa objetos e manipuladores para vigiar o acesso aos recursos do sistema. Isto impede que programadores tenham acesso direto às estruturas internas de baixo nível. Por outro lado, cada objeto tem sua própria lista de controle de acessos (ACL - access-control list) que especifica os tipos de ação permitidos para cada objeto. O sistema operacional examina a ACL de um objeto toda vez que um aplicativo tentar criar um manipulador para ele. Para a maioria dos objetos, a API Win32 oferece funções para criá-los, criar seus manipuladores, fechá-los e destruí-los.

Manipuladores e objetos consomem memória. Para preservar a performance do sistema, um aplicativo deve fechar manipuladores e destruir objetos que não sejam mais necessários.

O Windows oferece três categorias de objetos: de ususário (user), de interface de dispositivos gráficos (GDI) e de kernel. O sistema utiliza objetos user para apoiar o gerenciamento de janelas, objetos GDI para apoiar gráficos e objetos kernel para apoiar o gerenciamento da memória, a execução do processo e a intercomunicação de processos.

Alguns objetos, como os user e GDI, só podem ter um manipulador. O sistema fornece um manipulador quando o aplicativo criar o objeto e invalida o manipulador quando o aplicativo destruir o objeto. Outros objetos, como alguns do kernel, podem possuir vários manipuladores. O sistema operacional remove o objeto da memória assim que o último manipulador for fechado.

O número de manipuladores abertos depende unicamente do total de memória disponível. Entretanto, um único processo não pode ter mais do que 16.384 manipuladores de objetos GDI abertos simultaneamente. O limite de manipuladores de kernel é de 230 por processo. Para manipuladores user não há limite por processo, mas há o limite de 65.536 do sistema.

Objetos USER e GDI

Os objetos user e GDI podem ter apenas um manipulador. O processo não pode herdar ou duplicar estes manipuladores. Os manipuladores user são públicos para todos os processos, ou seja, qualquer processo pode usar um manipulador de um objeto user existente. Os manipuladores de objetos GDI são privativos de um processo, ou seja, apenas o processo que criou o objeto GDI pode usar seu manipulador.

Na figura abaixo um aplicativo cria um objeto janela(1). A função CreateWindow cria um objeto janela (2) e retorna o manipulador deste objeto (3). Este manipulador do objeto janela pode ser utilizado pelo aplicativo para mostrar ou alterar a janela. O manipulador é válido enquanto o objeto correspondente não for destruído.

Objeto janela

Na figura a seguir, o aplicativo destrói o objeto janela(1). A função DestroyWindow retira o objeto janela da memória (2), o que invalida o manipulador (3).

Sem handle

A tabela abaixo contém uma lista de objetos user e as funções correspondentes para criá-los e destruí-los. As funções de criação criam o objeto e seu manipulador ou então retornam simplesmente um manipulador existente. As funções de destruição removem o objeto da memória, o que invalida o manipulador correspondente, com exceção dos objetos window station e desktop, que são criados e mantidos pelo sistema (um aplicativo não consegue destruir estes dois objetos).

Funções para objetos USER

OBJETO USERFunção para criarFunção para destruir
Tabela de AceleradoresCreateAcceleratorTableDestroyAcceleratorTable
CursorCreateCursor, LoadCursor, GetCursor, SetCursorDestroyCursor
Conversação DDEDdeConnect, DdeConnectList, DdeQueryNextServer, DdeReconnectDdeDisconnect, DdeDisconnectList
DesktopGetThreadDesktop
HookSetWindowsHook, SetWindowsHookExUnhookWindowsHook, UnhookWindowsHookEx
MenuCreateMenu, CreatePopupMenu, GetMenu, GetSubMenu, GetSystemMenu, LoadMenu, LoadMenuIndirectDestroyMenu
JanelaCreateWindow, CreateWindowEx, CreateDialogParam, CreateDialogIndirectParam, CreateMDIWindow, FindWindow, GetWindow, GetClipboardOwner, GetDesktopWindow, GetDlgItem, GetForegroundWindow, GetLastActivePopup, GetOpenClipboardWindow, GetTopWindow, WindowFromDC, WindowFromPoint e outrasDestroyWindow
Posição da JanelaBeginDeferWindowPosEndDeferWindowPos
Window stationGetProcessWindowStation

Funções para objetos GDI

OBJETO GDIFunção para criarFunção para destruir
BitmapCreateBitmap, CreateBitmapIndirect, CreateCompatibleBitmap, CreateDlBitmap, CreateDIBSection, CreateDiscardableBitmapDeleteObject
Brush (pincel)CreateBrushIndirect, CreateDIBPatternBrush, CreateDIBPatternBrushPt, CreateHatchBrush, CreatePatternBrush, CreateSolidBrushDeleteObject
FonteCreateFont, CreateFontIndirectDeleteObject
PaletaCreatePaletteDeleteObject
Pen (pena)CreatePen, CreatePenIndirectDeleteObject
Pena ExtendidaExtCreatePenDeleteObject
RegiãoCombineRgn, CreateEllipticRgn, CreateEllipticRgnIndirect, CreatePolygonRgn, CreatePolyPoligonRgn, CreateRectRgn, CreateRectRgnIndirect, CreateRoundRectRgn, ExtCreateRegion, PathToRegionDeleteObject
Contexto de Dispositivo (DC)CreateDC, GetDCDeleteDC, ReleaseDC
DC de MemóriaCreateCompatibleDCDeleteDC
MetafileCloseMetaFile, CopyMetaFile, GetMetaFile, SetMetaFileBitsExDeleteMetaFile
DC de MetafileCreateMetafileCloseMetaFile
Enhanced metafileCloseEnhMetaFile, CopyEnhMetaFile, GetEnhMetaFile, SetEnhMetaFileBitsDeleteEnhMetaFile
DC de enhanced metafileCreateEnhMetaFileCloseEnhMetaFile

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