A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Bit e Binário

Qua

15

Abr

2009


21:08

(17 votos, média 4.47 de 5) 


Iniciante

Bit e Binário, veja o que é possível fazer com um simples bit.

Um bit é um elemento elétrico dentro do computador que pode estar "ligado" ou "desligado". Em termos físicos, é um semi-condutor capaz de conduzir pequenas quantidades de eletricidade quando está "ligado", coisa que não consegue quando está "desligado". Quando está "ligado" pode ser considerado como tendo o valor 1 (um). Em linguagem de computador diz-se que o bit está "setado" (do inglês - set). Quando está "desligado", pode ser considerado como tendo o valor zero. Em linguagem de computador o bit está "zerado". Bits só podem estar setados ou zerados - não possuem qualquer outro estado. Portanto, um bit só pode ter um valor binário de 0 ou 1.

Dois ou mais bits podem ser associados para criar números maiores. Quando bits são associados, o bit da direita é chamado de menos significativo e, se estiver setado, representa o valor um. O próximo bit, à esquerda, é chamado de mais significativo e possui o fator dois. Quando este bit estiver setado, ele representa o valor dois. Agora imagine um número formado por dois bits. O número em binário pode ser 00 ou 01 ou 10 ou 11 e seus equivalentes no sistema decimal são 0, 1, 2 e 3.

Byte, word e dword

Bytes, words e dwords são blocos de dados básicos usados em programação. O processador irá trabalhar com o tamanho de dados adequados para executar corretamente as instruções que receber.

Um byte possui 8 bits, um word possui 16 bits. Partindo desta premissa, um word possui 2 bytes (16 bits) e um duplo word (dword) possui 4 bytes ou 32 bits.

Um byte pode representar valores decimais de 0 a 255. O valor decimal 255 é o total dos valores de todos os 8 bits de um byte, ou seja, decimal 128, 64, 32, 16, 8, 4, 2 e 1. Some estes valores e você vai chegar no valor 255. Isto quer dizer que, quando todos os oito bits do byte estão setados, o valor do byte é 255.

Um word pode representar os valores decimais de 0 a 65.535 (o que é o mesmo que dizer 64 Kilobytes). 64 Kb é o total dos valores de todos os 16 bits setados, assim como na explicação anterior.

Um dword (literalmente um "double word" ou "palavra dupla") pode representar os valores decimais de 0 a 4.294.967.295 (4 Gigabytes). 4 Gb ou 4 giga é o total dos valores de todos os 32 bits.

Existem blocos de dados maiores que o processador consegue manipular - um qword (literalmente "quad word" ou "palavra quádrupla") são 64 bits de dados (4 words ou 8 bytes), um tword possui 80 bits de dados (10 bytes) e algumas instruções podem usar até 128 bits (16 bytes). Dá para perceber que estes números são bastante grandes.

Agora vamos para valores menores. Um nibble é a metade de um byte, ou seja, possui quatro bits de dados. Num byte existem dois nibbles e cada um deles só consegue representar valores decimais de 0 a 128. Este valor pode ser representado como um único número hexadecimal. Tome o número hexadecimal 148C como exemplo. Ele é constituído por dois bytes. O primeiro byte contém o valor 14h e o segundo 8Ch. Neste caso, os nibbles contêm os valores 1, 4, 8 e C (em hexadecimal).

Sistemas de notação

Se você quiser conhecer bit e binário em maiores detalhes, então leia Sistemas de Notação.

Вадим Логофет отецресторан никас отзывыооо полигон киевотзывы Webitновинки планшеты 2016шанель сайтparimatch отзывы

Informações adicionais