O que é CAPTCHA?
Dom 1 Jul 2007 18:13 |
- Detalhes
- Categoria: QuéQuéIsso?
- Atualização: Terça, 21 Abril 2009 20:06
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 13263
CAPTCHA é o acrônimo de Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart, ou seja, um teste público totalmente automatizado para diferenciar humanos de computadores. Troço mais esquisito este, né não? Veja para que serve um captcha...
Há alguns dias atrás, quando fui fazer uma pesquisa no Google, recebi a seguinte tela ao invés da página de entrada usual:
|
Desculpe...
... mas não é possível executar essa ação no momento. Estamos recebendo pedidos automatizados de conexão gerados por um vírus ou spyware, e aparentemente seu computador ou rede foram infectados.
Tente acessar essa página novamente dentro de alguns instantes. Ela voltará ao normal assim que possível. Neste ínterim, sugerimos que você use um aplicativo antivírus ou de detecção de spyware para checar se seu computador está livre de vírus e outros softwares predatórios.
Lamentamos o inconveniente. Esperamos sua que você volte ao Google em breve!
O que é que significa este recado? Significa que algum programa de computador, criado por um hacker interessado em algum tipo de informação, está rastreando (na verdade, bombardeando impiedosamente) o banco de dados do Google para sugar informação. Para impedir que programas deste tipo atuem sem controle, o jeito é colocar um campo adicional que só pode ser preenchido por humanos para neutralizar a ação da máquina. Como programas de computadores "entendem" caracteres, mas são verdadeiros "analfabetos" quando se trata de interpretação, o conteúdo do campo adicional é apresentado em forma de uma imagem que só um humano é capaz de entender e reproduzir.
Trocando em miúdos e dando um exemplo: você é um hacker e quer obter todos os CPFs cadastrados na Receita Federal. Então você cria um programa sugador de CPFs, aciona o dito cujo para que atue na página da Receita que fornece os dados dos contribuintes e, enquanto sua máquina coleciona os dados obtidos, vai tomar um chopinho no bar da esquina. Era assim, até que surgiu o captcha
Aqui na Aldeia tive o mesmo problema. Alguns espertos começaram a barbarizar o login, a se aproveitar do sistema de envio de e-mails e algumas coisinhas a mais. Este é o motivo pelo qual você precisa digitar o código de controle (humano ou máquina? dá-lhe captcha!) para que estes serviços funcionem.
ALERTA DO MARLON
No dia 4 de julho de 2007 recebi o seguinte e-mail do Marlon:
Pois é, vovó ... seu artigo sobre os captchas foi bem legal e explicativo! Mas seria melhor começar pelo começo. Sou O Marlon, de sampa, e já um antigo visitante da numaboa.com. Devo a senhora algumas coisinhas, como a noção básica de assembly que tenho e algumas outras boas coisas que li por aqui. Mas deixe-me explicar porque exatamente estou mandando esse e-mail. Os captchas são muito malvados, malvados de verdade, e deixaram crackers e outros malas assim com uma carinha chateada e tristinhos tristinhos, já que não podem mais ficar brincando de robôs por aí ... mas ai, vovó, eles (os captchas) também vieram aqui e me arrancaram a pele, me bateram e foram embora, eu que não tenho nada que ver com esses caras chatos e criminosos que ficam abusando das homepages por aí! Confusa? Por favor não pare de ler ... eu me explico: sou cego e uso um leitor de telas para acessar a internet. Leitores de tela são uns programinhas legais que, de uma certa forma, também brincam de robô. Eles conseguem pegar tudo o que está escrito na tela e falar, através de uma voz sintetizada que está melhorando a cada dia, tudo para mim. Dessa forma é até bem possível trabalhar usando o computador, inclusive como desenvolvedor de softwares como eu, sem enxergar nada na tela ... só que, tal como a senhora mesmo disse, computadores são péssimos em interpretação. Dessa forma eu fico impossibilitado de usar sites que implementam esse tipo de seguransa. Eu tenho o um algorítimo capaz de tornar os captchas acessíveis, se a senhora estiver interessada. Só para constar, em um programa que eu fazia para a rádio dosvox (http://intervox.nce.ufrj.br), que é parte do projeto dosvox, um leitor de telas brasileiro e muito interessante, indiquei para a galera (majoritariamente cega) o seu site porque gosto muito dele. Seria interessante se ele pudesse novamente ser acessível a usuários de leitores de tela. Grande abraço! Marlon
Em primeiro lugar, quero agradecer de público o alerta do Marlon. Não tendo problemas de visão (se bem que não posso viver sem meus "oclinhos" de leitura), nem me passou pela cabeça estar causando transtornos à comunidade dos deficientes visuais, especialmente à dos cegos. Resolvi dar uma espiada no Google e constatei que a gritaria é geral: muitos, como eu, colocam este mecanismo de segurança para barrar robôs e se esquecem dos que têm dificuldade para ler ou que não vêem. Acredite se quiser, até o Google se esqueceu disto!
Pois bem, um aviso como este não poderia ficar sem uma pronta resposta e atitude. Botei a mão na massa e produzi o que chamei de "captcha sonoro", publicado na Aldeia Numaboa dois dias depois do aviso. Como é um bom exercício de programação PHP, vai fazer parte dos tutoriais da Informática da Aldeia.