A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

Sobre a autora

Qua

3

Set

2003


22:07

(42 votos, média 4.95 de 5) 


Sobre a Criptografia Numaboa

A criptologia é uma ciência jovem de história muito antiga. A criptologia abrange a criptografia e a criptoanálise. Tanto uma, quanto a outra, já mudaram a história da humanidade por mais de uma vez - ambas permeiam e acompanham a evolução humana. A criptologia, antigamente considerada como arte e hoje classificada como ciência, sempre dependeu essencialmente da matemática, mais especificamente da aritmética, e da capacidade criativa de mentes privilegiadas. Na maioria das vezes, a criptografia foi produto do trabalho de civis, enquanto que a criptoanálise tem na sua história um cunho militar.

Acho a criptologia fascinante, motivo pelo qual me tornei uma pesquisadora autônoma.

Sobre a autora

Meu nome é Viktoria Tkotz. Sou médica, formada em 1974 pela Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo, localizada na cidade de São Paulo, Brasil. Nasci em Cambé, Paraná, Brasil, descendente de alemães provenientes de Danzig (hoje Gdansk, Polônia), pioneiros que chegaram para desbravar o Norte do Paraná em 1932. Atualmente na quinta geração, nossa família continua morando e trabalhando em Cambé e, juntamente com outros pioneiros, somos conhecidos como "pés vermelhos" - basta andar descalço na nossa terra roxa para entender porque.

Sempre me interessei por línguas, tanto as atuais quanto as antigas. Falo alguns dos idiomas atuais, dedico-me há alguns anos ao Kanji (escrita chinesa e japonesa) e ao estudo das peculiaridades da origem e da evolução das inúmeras línguas existentes no nosso planeta. Interessam-me sobremaneira as expressões idiomáticas e a origem das palavras, indicativas do temperamento e da personalidade de grupamentos humanos.

A criptologia não está longe da língua escrita. Dedico-me a este tema há alguns anos, porém resolvi publicar alguns textos na Internet somente em 2002. O interesse demonstrado foi surpreendente desde o início da publicação, motivo pelo qual continuo ampliando esta seção. Atualmente é praticamente impossível dissociar a criptologia da informática, outro assunto no qual tenho grande interesse e que faz parte do meu trabalho atualmente.

Meu interesse e dedicação à informática são muito antigos. Cheguei a trabalhar com cartões perfurados num enorme computador na época de faculdade. Naquele tempo nem existia o termo informática (usávamos o termo cibernética), o PC estava para ser inventado, rede só era usada para dormir, telefone era aparelho de luxo, não existiam relógios digitais, as calculadoras eram mecânicas... eram os anos 70.

Quando apareceu o primeiro computador pessoal no Brasil, fui uma das primeiras a adquirir um. A máquina, uma caixinha com um teclado chiclete que usava uma TV comum como monitor, tinha um processador de 8 bits e possuía incríveis 1 Kb de memória (é isso mesmo, inteiros 1024 bytes de memória!), era um Sinclair, nome do engenheiro inglês que a construíu e comercializou.

Infelizmente não tenho mais este Sinclair porque, depois de alguns meses de experiências, desmontei o brinquedinho para ver como era feito e resolvi montar minhas próprias máquinas. Meus computadores não ganharam nomes (eram todos pagãos), mas funcionavam muito bem e tinham muito mais memória ;) Ato contínuo resolvi aprender Basic e Assembly, que eram as únicas linguagens disponíveis na época, para poder programar. A programação era literalmente feita "na unha" e eu digitava os valores hexa dos opcodes!

A descrição parece ser a de uma época jurássica, mas corresponde ao início de uma explosão tecnológica. Esta atividade, inicialmente encarada como hobby, foi e continua sendo muito divertida. Então, porque não publicar na Internet e dividir tudo com todos NumaBoa?

Meus textos sobre informática, linguagens de programação e sistemas de rede (incluindo-se aí a Internet) são produto de mais de 25 anos de pesquisas e estudos. Baseiam-se na minha experiência pessoal e nas informações obtidas através da leitura de muitos artigos e livros especializados. Estes textos são anteriores aos referentes à criptologia mas, sem dúvida alguma, se complementam. Criptologia e Informática são assuntos importantes no contexto atual. Ambos devem ser tratados com seriedade extrema, portanto, as fontes de referência são de importância vital e foram escolhidas com o devido cuidado.

Principais Fontes de Referência de Criptologia

  • David Kahn, "The Codebreakers", Macmillan, 1967.
  • Bruce Schneier, "Applied Cryptography", John Wiley & Sons, Inc., 1994
  • Randy Nichols (LANAKI), "Classical Cryptography Course" (Volumes I e II), Aegean Park Press, 1995.
  • Simon Singh, "The Code Book", Anchor Books, 1999.
  • A. Menezes, P. van Oorshot, F. Vanstone, "Handbook of Applied Cryptography", CRC Press, 1996.
  • Peter Wayner, "Disappearing Cryptography", AP Professional, 1996.
  • Steve Burnett e Stephen Paine, "RSA Security's Official Guide to Cryptography", Osborne/McGraw Hill, 2001.
  • Philip R. Zimmermann, "The Official PGP User's Guide", MIT Press, 1995.
  • Robert E. Lewand, "Cryptological Mathematics", The Mathematical Association of America, 2000.
  • Helen Fouché Gaines, "Cryptanalysis", Dover Publications, Inc., 1956.
  • Charles Berlitz, "Die wunderbare Welt der Sprachen", Knaur, 1982.
  • Andrew Robinson, "The Story of Writing", Thames and Hudson, 1995.
  • Georges Jean, "Writing, The Story of Alphabets and Scripts", Gallimard, 1987 (Tradução por Jenny Oates, Thames and Hudson, 1992).

Outras referências podem ser encontradas na Biblioteca da Aldeia.

Na Internet

  • Schneier, Bruce em Counterpane - Autor do algoritmo Blowfish, figura de destaque na criptologia atual.
  • Dr. Müller, Didier em Cours de Cryptologie - PhD e Professor de Matemática no Lycée cantonal de Porrentruy, Suiça.
  • Prof. Dr. Pommerening, Klaus em Pommerening: Kryptologie - Professor da Universidade Johannes-Gutenberg em Mainz, Alemanha, nas áreas de Física, Matemática, Informática e Medicina.
  • GIMPS, a Great Internet Mersenne Prime Search, sobre números primos.
  • Bonavoglia, Paolo em La Crittografia da Atbash a RSA.

Outros links podem ser encontrados na seção de Links da Aldeia.

Логофет Вадимсковородка форумотзывы ооо полигонкакой ноутбукноутбук acerkontur yamalникас ресторан

Informações adicionais