Criptografia Numaboa
O que é criptoanálise
Qui 25 Ago 2005 18:46 |
- Detalhes
- Categoria: Criptoanálise
- Atualização: Quinta, 25 Agosto 2005 20:14
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 14405
A criptologia é uma ciência que se ocupa da criptografia e da criptoanálise. A criptografia é o estudo dos métodos e das técnicas de cifragem. A criptoanálise, por sua vez, se ocupa do estudo das formas de se "quebrar" sistemas. É coisa de hacker
Criptoanálise é a ciência de quebrar uma mensagem cifrada. Veja bem, quebrar não é o mesmo que decifrar. Decifrar é obter a mensagem original quando se conhece o sistema e usando a chave também conhecida. Quebrar é hackear o sistema e descobrir a chave.
Desde que existe a criptografia também existiram os hackers de plantão. Durante a Idade Média, época de extrema paradeira e de uma desvairada perseguição aos "demônios" da criptografia na Europa, a civilização árabe-islâmica deu uma enorme contribuição: foi o berço da criptoanálise. De 700 a 1200, incríveis estudos estatísticos e figuras de destaque como al-Khalil, al-Kindi, Ibn Dunainir e Ibn Adlan marcaram época. Na Idade Moderna, merecem destaque o holandês Kerckoff e o alemão Kasiski.
Uma vez que a criptoanálise se ocupa em quebrar sistemas, é óbvio que um dos temas relevantes seja a segurança. É natural intuir que, quanto mais seguro for um sistema, mais difícil será quebrá-lo. Porém, como medir o nível de segurança? Existem sistemas a prova de hackers? Para ter uma idéia do que vem a ser segurança, traduzi um artigo do guru da atualidade, Bruce Schneier que rebatizei com o título O seguro morreu de bits. Já que você caiu nesta página, aproveite a oportunidade e dê uma lida para avaliar a complexidade do assunto.