A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

A fraude do Camouflage

Dom

20

Mar

2005


16:18

(17 votos, média 4.71 de 5) 


O software Camouflage é um dos mais primários em termos de esteganografia. Adiciona dados no final de arquivos de diversos tipos usando um método que, para ser muito gentil, é uma babaquice: um simples XOR smile

Para quem não está familiarizado com as lidas criptográficas (e esteganográficas), estas afirmações parecem sem sentido ou coisa de sociedades herméticas. Se você não sabe o que é um XOR, sugiro que dê uma olhada no texto da seção de Informática - Oráculo de Referências - Gerais e leia Lógica Booleana antes de continuar. Se você já sabe, então vamos lá!

A seguir estão três imagens no formato gif: mosquito.gif (a imagem original), mosquitoC.gif (a imagem com texto camuflado sem senha) e mosquitoCP.gif (a imagem com texto camuflado protegido pela senha "numaboa").

Mosquito 1
Gif original (2,3 Kb)
Mosquito 2
Gif + texto (3,4 Kb)
Mosquito 3
Gif + texto + senha (3,4 Kb)

O TAMANHO DOS ARQUIVOS

A primeira coisa que chama a atenção é o tamanho dos arquivos. Se o criptoanalista não possuir a imagem original, este fator não é relevante, mas não deixa de ser um ponto fraco do método.

Informações adicionais