A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

A Cifra de Bazeries

Dom

25

Jan

2009


17:12

(3 votos, média 3.00 de 5) 


A cifra de Bazeries é um bom exemplo de supercifragem. A supercifragem consiste em aplicar sucessivamente dois ou mais algoritmos de cifragem. Na Cifra de Bazeries, após uma transposição de letras, efetua-se uma substituição simples.

Bazeries
Etienne Bazeries
1846-1931

Etienne Bazeries foi um comandante francês que viveu de 1846 a 1931. Além da cifra que ficou conhecida pelo seu nome, também criou uma nova versão do cilindro de Jefferson que, apesar da insistência do comandante, foi recusado pelo exército francês.

Para demonstrar o método de Bazeries usaremos a mensagem clara

HÁ MUITOS SOLDADOS MORTOS DE MEDO NO IRAQUE.

A transposição

Como chave, escolhe-se um número qualquer, menor que um milhão. Vamos escolher 4635 para o exemplo. A primeira providência é dividir a mensagem clara em blocos de letras que correspondam à chave convencionada. Neste nosso exemplo, o texto fica assim:

  4     6    3    5     4     6    3    5      <- chave repetida
HAMU ITOSSO LDA DOSMO RTOS DEMEDO NOI RAQUE    <- blocos do texto claro

Caso o último bloco ficasse incompleto, com menos do que cinco letras, adicionaríamos nulos (letras X, Z ou à sua escolha) para completá-lo.

A seguir faz-se uma transposição das letras dos blocos invertendo suas posições - literalmente, escrevemos as letras ao contrário. O resultado é:

UMAH OSSOTI ADL OMSOD SOTR ODEMED OIN EUQAR

A substituição

afkpu
bglqv
chmrx
dinsy
ejotz
Grade 1
QUATR
OSEIC
NBDFG
HJKLM
PVXYZ
Grade 2

Numa grade de 5x5 escreve-se o alfabeto da esquerda para a direita e de cima para baixo. Além disto, convenciona-se qual letra será eliminada para que se obtenha um alfabeto de 25 letras. No nosso exemplo, o W será eliminado.

Numa segunda grade de 5x5 escreve-se a chave por extenso (cuidado com a ortografia) eliminando-se as letras repetidas e completando-se a grade com as letras faltantes em ordem alfabética.

A grade 1 dá a localização das letras que devem ser substituídas e a grade 2 possui o cifrante com as letra da substituição. Assim, 'a' será substituído por Q, 'b' por O e assim sucessivamente.

Partindo do texto obtido na etapa de transposição, temos o seguinte resultado:

UMAH OSSOTI ADL OMSOD SOTR ODEMED OIN EUQAR  <- resultado da transposição

RDQB XLLXYJ QHE XDLXH LXYF XHPDPH XJK PRIQF  <- substituição

Bazeries também sugeria trocar algumas das letras pela sua posição no alfabeto. Por exemplo, as letras do resultado obtido neste exemplo podem formar grupos de cinco, como também podem ter algumas substituições numéricas, ou ambas as coisas:

RDQBX LLXYJ QHEXD LXHLX YFXHP DPHXJ KPRIQ F   <- grupos de 5 letras

RDQ2 XLLXYJ QH5 XDLXH LXYF XHP4PH XJK PR9Q6   <- substituição por números

Fontes

Вадим Логофетчугунный котелок для костраменю никас «Мановар» ГКникас работачугунные сковородки россияалександр лобановский

Informações adicionais