A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Babel dos Garranchos

O Hierático

Qua

24

Ago

2005


16:39

(36 votos, média 4.00 de 5) 


O hierático é uma escrita cursiva dos hieroglifos egípcios que começou a ser usada ao redor de 2925 a.C., na época da Primeira Dinastia. Habitualmente o hierático era escrito com o auxílio de uma haste, usando tinta sobre papiro.

Usada principalmente pela elite sacerdotal, a escrita hierática servia para compor textos religiosos. É uma forma simplificada e abreviada dos hieroglifos monumentais na qual fica difícil distinguir figuras de pessoas, animais e objetos. Era escrita apenas da direita para a esquerda em linhas horizontais e havia vários estilos, como o "estilo comercial" e o "estilo de livro". Havia uma série de variações regionais, uma das quais, a versão do norte, se transformou na escrita demótica durante a 25ª Dinastia.

A denominação hierático vem do Grego, onde hieratikos significa sacerdotal.

Dos hieroglifos ao hierático

De acordo com Champollion, a simplificação dos sinais dos hieroglifos monumentais pode ser rastreada. Veja na figura abaixo:

Evolução
Evolução dos hieroglifos para o hierático

Este pequeno exemplo facilita a compreensão dos sinais hieráticos mostrados a seguir.

Conjunto dos sinais hieráticos

Sinais hieráticos
Os sinais hieráticos e os hieroglifos originais

O papiro de Prisse se encontra na Biblioteca Nacional da França, em Paris, e contém os Preceitos de Kakemna e os Preceitos de Ptahhotep escritos em hierático. Na figura abaixo pode-se ver uma das seções deste papiro.

O papiro de Prisse
O papiro de Prisse, escrito em hierático.

Curso on line

Quatro lições do hierático básico podem ser encontradas no site do Stephen Fryer na seção de egiptologia. Fryer também mostra as 16 partes do papiro de Leningrado 1115 com a história do marinheiro náufrago (site em Inglês).

Fontes e imagens
mfx трейдеркупить кисточки для макияжаооо полигон украинавозрождение дцкак продвинуть сайт в google бесплатноростов никас харьков духовный центр

Informações adicionais