A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Babel dos Garranchos

O Grego

Sex

19

Ago

2005


01:09

(40 votos, média 4.20 de 5) 


O Grego é uma língua ariana. O Grego antigo, também conhecido como clássico, foi uma das mais flexíveis e harmoniosas dentre todas as línguas indo-européias. Dividia-se em quatro dialetos muito semelhantes: o ático, o jônico, o dórico e o eólico. Homero escreveu em jônico antigo, Píndaro em dórico e Safo em eólico.


O idioma

O Grego é falado por cerca de 12 milhões de pessoas na Grécia, em Chipre e em muitos outros países, incluindo Albânia, Alemanha, Armênia, Austrália, Áustria, Bahamas, Bulgária, Canadá, Djibouti, Egito, França, Geórgia, Hungria, Itália, Jordânia e Kazaquistão.

A escrita

Originalmente, o Grego era escrito em linhas horizontais da direita para a esquerda (escrita sinistrosa) ou alternando a direção da direita para a esquerda e da esquerda para a direita (escrita bustrofédica). Ao redor de 500 a.C., passou-se a escrever apenas em linhas horizontais e da esquerda para a direita (escrita destrosa).

O alfabeto grego (ελληνικά γράμματα)

O alfabeto grego está em uso há cerca de 2.750 anos (originou-se em 750 a.C.). Foi criado a partir do alfabeto cananita/fenício e a ordem e os nomes das letras são as mesmas do fenício. Os significados cananitas originais dos nomes das letras perdeu-se quando o alfabeto foi adaptado para o Grego. Por exemplo, alpha vem do aleph (boi) e beta vem de beth (casa).

As letras do alfabeto grego são muito utilizadas nas ciências, principalmente na Matemática e na Física.

Este alfabeto tem 24 letras (originalmente eram as 22 do alfabeto fenício), inicialmente composto apenas por símbolos maiúsculos. Foi somente no século II a.C. que começaram a surgir os símbolos cursivos e, muito mais tarde, no século IX, é que aparecem as letras minúsculas.

NOME MAIÚSCULO MINÚSCULO TRANSCRIÇÃO
Alfa Α α a
Beta Β β b
Gama Γ γ g
Delta Δ δ d
Épsilon Ε ε e
Zeta Ζ ζ z
Eta Η η e
Teta (Theta) Θ θ th, t
Iota Ι ι i
Capa (Kappa) Κ κ k, c, qu
Lamda Λ λ l
Μ μ m
Ν ν n
Csi (Xi) Ξ ξ x
Ômicron Ο ο o
Pi Π π p
Ro (Rho) Ρ ρ rh, r
Sigma Σ σ s
Tau Τ τ t
Úpsilon Υ υ y
Fi (Phi) Φ φ ph (f)
Qui (Chi) Χ χ ch, c, qu
Psi Ψ ψ ps
Ômega Ω ω o

Fontes para o computador

Fontes de referência
играть бесплатно в автоматы вулканкастрюлю купитьотзывы никас b2b секторhdmi к телевизоруникас официальный сайт харьков менюbroker mfx

Informações adicionais