A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Babel dos Garranchos

O Hebraico

Sab

20

Ago

2005


16:13

(49 votos, média 3.82 de 5) 


A escrita hebraica mais antiga originou-se de uma escrita fenícia. O Hebraico moderno tem a sua origem numa escrita conhecida como proto-hebreu/aramaico antigo.

Características

  • A escrita é feita em linhas horizontais, da direita para a esquerda.
  • Algumas letras, como kaf, mem, nun, fe e tzadi, possuem uma forma final (sofit) que é usada quando aparecem no fim de uma palavra.
  • Não há numerais hebraicos, as letras também significam quantidades. Para evitar confusões, são usados os algarismos ocidentais (1, 2, 3, etc).
  • Vogais longas podem ser indicadas pelas letras alef, vav e yod. Vogais curtas geralmente não são marcadas, exceto na Bíblia, poesias e livros infantis e para estudantes estrangeiros.

O idioma

O Hebraico é uma língua semítica e o idioma oficial de Israel. Era a língua falada pelos judeus da Antiguidade, mas, há cerca de 2.500 anos atrás, caiu em desuso e foi substituída pelo Aramaico. Apesar disso, continuou sendo usada como uma linguagem litúrgica e foi resgatada no início do século XX. Atualmente há cerca de 5 milhões de pessoas em Israel que falam o Hebraico Israelense Moderno. Outras 2 a 3 milhões de pessoas falam o idioma na Austrália, Brasil, Argentina, Canadá, França, Alemanha, Palestina, Panamá, Inglaterra e EUA.

O alfabeto consonantal - abjad

Não se esqueça, as letras estão dispostas em linhas e da direita para a esquerda!

Abjad hebraico
O alfabeto consonantal hebraico e a pronúncia israelense moderna

Os pontos das vogais - Nikkud

Apesar do alfabeto hebraico ser constituído apenas por consoantes, existem alguns sinais que podem ser adicionados às letras para indicar a presença de vogais. Estes sinais, chamados diacríticos, auxiliam na escrita de qualquer idioma que usa o abjad hebraico.

Vogais
Os pontos hebraicos das vogais

A escrita cursiva moderna

Cursiva
A escrita cursiva moderna

Rashi

O estilo de escrita Rashi é usado principalmente para escrever comentários em textos. Recebeu este nome em homenagem ao Rabbi Shlomo Yitzchaki (1040-1105), um dos maiores intelectuais judeus e estudioso da Bíblia. Rashi não usou o estilo que leva seu nome.

Rashi
O estilo Rashi

Software de apoio

Procure nos downloads na categoria idiomas. Aprenda o alfabeto, aumente seu vocabulário e teste seus conhecimentos smile

Fonte e imagens

Informações adicionais