A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

FAQ

Assembly, CPUs e SOs

Ter

30

Jan

2007


19:18



Pergunta A pergunta

Me interessei pela programação assembly, mas tem duas coisas que me travam. Uma é que meu PC é um AMD 64 bits e meu Windows é 32 bits. Tenho medo de fazer burrada e perder meu processador, poderia me ajudar quanto a isso? A outra dúvida é: qual a diferença entre Assembly para Windows e para Linux (Debian)?

Esta pergunta foi enviado pelo meu amigo Kernel em 30.01.07.

Resposta A resposta

O Assembly é totalmente independente do sistema operacional (SO) - depende apenas do processador da máquina porque usa o conjunto de códigos operacionais do processador. Este é um dos motivos pelos quais a linguagem é classificada como linguagem de baixo nível ou linguagem de máquina.

Não se preocupe se o seu processador é de 64 bits ou 64 bits dual core ou quad. Os processadores mais novos preservam os opcodes dos processadores anteriores - o conjunto costuma apenas ser ampliado. Se assim não fosse, o Windows de 32 bits não poderia ser executado num processador de 64 bits.

Quando se programa em Assembly, pode-se ter dois enfoques: ignorar totalmente o SO ou incorporar funções do SO no código fonte. No primeiro caso, o código independe do SO e pode ser compilado/linkeditado para qualquer SO (Windows, Linux, etc); no segundo, é específico para determinado SO (se você usar funções do Windows, o executável só vai rodar no Windows).


É isso aí. Abraços da vó Vicki vovo

mfx broker опционыкуплю грильлобановский александр компроматcrmпоследние событиягде купить ноутбукхарьков лобановский

Informações adicionais