A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Pega-varetas

Qui

7

Mai

2009


22:43

(0 votos, média de 5) 


Quem já não quis dar de encontro a uma aparição, uma luz que surgisse em sua frente respondendo a todas as suas angústias, fizesse aparecer do nada um carrão, uma casa, um bilhete de loteria sorteado, uma mousse de chocolate e a coleção dos CD's dos Mutantes, e que ainda por cima revelasse quem vai vencer a corrida de domingo (ou qualquer coisa equivalente)? Se Deus é mesmo o Todo-Poderoso, por que é que não faz como os gênios das lâmpadas das histórias e das piadas? Não é egoísmo criar o universo e guardar todo o seu poder para si mesmo?

Só quem já brincou de pega-varetas tem alguma idéia de por quê Deus não mexe nas coisas como gostaríamos que mexesse (quem já assistiu o Jim Carrey no O Todo-poderoso também, mas aí estraga a metáfora). Se você não lembra, o joguinho consistia em derrubar uma porção de varetinhas aleatoriamente, formando um monte de varetas emaranhadas, e cada jogador tinha que retirar uma a uma sem mover as demais. Assim é a vida, assim é o universo. Retire uma vareta, e derrube uma montanha delas (no filme isso ficou bem demonstrado em vários pontos... um pequeno embelezamento da lua, aproximando-a um pouco, causou catástrofes em todo o planeta).

Mas o triste é que enquanto alguém se frustra por não andar o tempo todo sobre as águas, não flutuar, não atravessar paredes, não enxerga que o curso natural das coisas é o maior milagre que pode ser contemplado. Em um cisco de areia que é o planeta Terra no universo encontra-se um conjunto de ecossistemas complexíssimo e inteligente, que interage de modo maravilhoso. Segue sem se dar conta de que os oceanos com todo aquele volume de águas estão lá no lugar deles, e assim as nuvens, a bolha atmosférica azul, as vidas voadoras, andadoras, rastejantes e nadadoras, que a cadeia alimentar segue se renovando, que é possível acordar, respirar, viver, amar, conhecer, admirar, abraçar, correr, deitar, degustar, sentir... e conjugar mais uma infinidade de verbos que são muito mais que a língua que representa suas ações e prova a inteligência desta forma de vida que sabe se comunicar. Putz, é delicioso curtir o ser, mesmo sem entendê-lo de todo.

Há um Deus que trabalha a favor de tudo que é bom. Um criador perfeito. Tão perfeito que criou a liberdade. Interfere na vida de toda pessoa que solicita, como um pai acode um filho que chama, mas sem interferir na liberdade de ninguém. Como ninguém é alguém em si, mas todos são parte de algo maior, mexer com alguém inevitavelmente é mexer com todos. Cada movimento no universo gera uma reação em cadeia. E só mesmo um Deus consegue quantificar seus movimentos de modo a responder a cada filho sem desmontar o sistema livre que, desde que criado, segue seu curso independente, e que não se auto-destruiu porque o próprio criador intervém sempre que chamado, com todo o cuidado de quem move as varetas sem alterar o monte como quando nasceu em forma de criatura, viveu, morreu e ressuscitou pra mostrar quem é. Tem problema aí? Quem vê cara não vê solução!

admiral казинозаказ домаЛобановскийcrm стратегияtranslate spanish to english medical termstranslate pdf document from arabic to englishалександр лобановский

Informações adicionais