A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Eu já te disse

Sex

28

Nov

2008


00:06

(0 votos, média de 5) 


A comunicação é um dos atributos mais impressionantes das pessoas. Não que não ocorra comunicação entre outros seres vivos de forma ferramental, que transforma a interação social em um sistema, onde cada indivíduo tem seu papel como uma engrenagem em uma máquina (por exemplo, a comunicação entre as formigas serve para que encontrem alimento, conheçam o caminho de ida e de volta, e saibam o que fazer com ele) mas a comunicação entre gente é mais que isso; é a tentativa de transferir conhecimento, de traduzir a imaginação, de gerar idéias, de criar em coletividade, de demonstrar sentimentos, emoções e afeto, de expressar o universo individual, de apresentar o eu de cada um, e de construir relações, já que gente é o único tipo de criatura que pode escolher baseada em mais que instinto se aproxima com motivos racionais e emocionais, além de químicos e intuitivos, e constrói relações encaixando planejamento de vida à interação.

E é impressionante também como é individual a linguagem. Mesmo pessoas que falam o mesmo idioma compreendem de forma única cada palavra. A história de cada um, suas experiências, seus traumas, sua personalidade, seus gostos, seus machucados, suas vontades, tudo influencia na sua interpretação do que ouve e em sua versão do que fala. Por isso tantas vezes duas pessoas, mesmo que se gostem muito, sentem-se ameaçadas uma pela outra ou têm atritos que mal compreendem simplesmente falam, repetem eu já te disse que isso, eu já te disse que aquilo, e não se comunicam, porque as frases foram ditas e ouvidas, mas a compreensão que cada um tem das mesmas frases não corresponde à mesma realidade. Cada um enxerga de dentro de seu eu interior seu próprio universo e o descreve de forma sincera, como o que está vendo, mas o outro que escuta não vê o mesmo cenário psicológico, apenas pega as palavras e associa-as ingenuamente às referências que tem em seu universo próprio, que é de outra cor e tem outros aromas e que pode levar a uma visão bem diferente da mesma descrição. Por isso é tão importante o uso das línguas universais, como o afeto, o carinho, o sorriso, as lágrimas a aceitação e a oferta de segurança. Racionalizar o conteúdo do coração é sempre perigoso.

Mas tem ainda o fato de que a comunicação não se dá só em nível de palavra nem só em nível de razão. A comunicação não-verbal não é tão levada a sério, mas é talvez ainda mais importante que a linguagem. Cada gesto, expressão facial, movimento, piscada, aproximação, afastamento, presença ou ausência, som ou silêncio pode ser interpretado com diversas nuances de significado na interação entre pessoas. Uma não-resposta pode significar um sim (quem cala consente, diz o ditado) ou um não (faltou coragem pra negar). E o sim ou não também é lido por alguém que ficaria em silêncio talvez em situações diferentes. Você tá me entendendo?

mfx broker инвестицииказан чугунный фотоотзыв nikas планшеты соtranslations english to japaneseани лорак новостисайты отзывов

Informações adicionais