A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Por algum motivo

Qui

9

Out

2008


23:06

(0 votos, média de 5) 


O ovo foi cientificamente comprovado o vilão para quem tem colesterol alto, mas no finalzinho do século XX foi absolvido e agora, além de não aumentar o colesterol (senão o bom colesterol), ainda ajuda, cientificamente provado (ué?), a emagrecer. Viva o ovo! E os kaons (uma partícula da matéria) violam, por algum motivo, a simetria óbvia que deveria ocorrer no universo entre matéria e anti-matéria, fazendo sobrar matéria quando elas deveriam simplesmente se anular e tornar o tudo em nada, ou seja, a gente existe por causa dessa transgressão ao óbvio. Ah, a gente existe por conta de outra transgressão, também; afinal a evolução natural (darwinista) também está cientificamente comprovada apesar de contrariar à lógica que, pelo menos segundo a segunda (gostei dessa sequência de segundos) lei da termodinâmica, diz; de que um sistema deve tender ao caos (um modo simplificado de dizer equilíbrio ou aumento da entropia) e não à formação de subsistemas cada vez mais complexos quando largado a seu bel-prazer. Mas a coisa tá solta de um de um modo que, por algum motivo, evolui, a ponto de sistemas começarem a pensar sozinhos (?).

A atual crise financeira dos EEUU se deve ao fato de que o capital em circulação não corresponde (é bem maior) ao capital real. Ignorando o fator multiplicador causado pelos reempréstimos de crédito e focando nas commodities (aprendi essa palavra nessa semana, bonita, né?), é assim, ó: digamos que eu venda pra você minha cachorra, mas diga pra você buscar ela na semana que vem. Como ela está prenha, tou esperando que nasçam os cachorrinhos, pra entregar ela e ficar com a ninhada. Aproveito e vendo para outros amigos os cachorrinhos (que ainda vão nascer, eu fiz a ultrassonografia da cadelinha). Aí todos vocês resolvem revender os bichos que compraram de mim (que ainda não vieram buscar e, alguns, nem nasceram ainda), e prometem entregar daqui a duas semanas. E todo mundo que comprou de vocês também revende, alguns já compraram um casal (que ainda não existe) e estão revendendo os filhotes (gerados por estatística) para entregar no ano que vem. Uai, mas minha cachorrinha morre no parto, e não sobrevive nenhum filhote também. A esta altura, tem gente que nem sabe de onde vem o cachorro que comprou, mas ainda está revendendo o crédito de cachorro e ganhando em cima. Quando enfim se souber que não existe mais a fonte de cachorros, mal vai se saber quanta gente está devendo pra quanta gente, quanta gente já adiantou o pagamento, quanto do capital já pago já foi consumido, e a buraqueira vai ter que ser preenchida com alguma coisa de outro lugar porque não existem mais cachorros. Isso é um resumo metafórico simplificado de uma crise capitalista; mas o que tem a ver com o ovo, os kaons e os macacos? Hum, é que a ciência tem alguns cachorros, também. E volta e meia eles morrem e mudam as verdades que já estavam estabelecidas.

Qualquer palestrante, escritor, crítico, professor ou ensaísta fala com propriedade e segurança quando uma temática é cientificamente provada. Tudo bem, a gente precisa da ciência e ela dá solidez às coisas que estudamos. Mas não dá pra esquecer que pra conhecer o universo é preciso se tornar um hacker fazendo engenharia reversa de um sistema que está em execução, e, pior, a partir do lado de dentro (imagine seu browser tentando entender as informações que mostra, sem ter como saber que está rodando em um computador, existem outros computadores na rede e, pior, existe gente na frente dos computadores, gerando aquele fluxo todo). Então se descobre que por algum motivo ocorreu o big bang, por algum motivo a vida evolui, por algum motivo gente é capaz de pensar, sonhar, ser criativo, abstrair, diferente dos outros bichos; e se tenta explicar toda a cadeia que acontece depois do por algum motivo e que pode ser estudada. Uma religião racional, fundada em bases de fé mediada por observações interpretativas. Mas não me fio só nos créditos de cachorro, a coisa é sempre maior do que dá pra ver, e nem tudo o que parece verdade é verdade mesmo graças a Deus dá pra comer ovo sem peso de consciência. Friso, cientificamente provado.

Вадим Логофет Sberbankнабор кистейникос ресторан харьков ssdэлектроды сварочных работ2day депутат лобановский

Informações adicionais