A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Eclipses visíveis no Brasil em 2009

Seg

20

Abr

2009


14:25

(23 votos, média 3.96 de 5) 


Em 2009, tudo o que veremos serão três eclipses lunares. Dois deles podem ser vistos em todo o Brasil e um apenas no nordeste. Quanto aos eclipses solares, o próximo que poderá ser observado aqui no Brasil será só em 2023!



{faqslider tabs} :::: 07.07.09 ::::

Eclipse penumbral da Lua em 07 de Julho de 2009

Na noite de 07 de Julho de 2009 haverá um eclipse lunar penumbral que não poderá ser visto até o fim por que a lua se põe antes do fenômeno acabar.

eclipse penumbral
Fig.1 - Visibilidade global do eclipse penumbral da Lua

atencao A parte inferior do painel mostrado na Fig.1 é uma projeção equidistante cilíndrica da Terra centrada na longitude na qual a Lua está no zenite no meio do eclipse. A área não sombreada indica a região da Terra da qual o eclipse pode ser observado na totalidade, ou seja, a Lua está acima do horizonte durante todo o eclipse. Os sombreados em cinza indicam regiões onde a Lua ou está nascendo ou está se pondo durante as principais fases do eclipse. A Lua está nascendo no lado esquerdo do diagrama após o eclipse ter começado e está se pondo no lado direito do diagrama antes do eclipse ter terminado.

:::: :::: 05.08.09 ::::

Eclipse penumbral da Lua em 05 de Agosto de 2009

Desta vez poderemos observar o fenômeno completo em todo o Brasil.

eclipse lunar penumbral
Fig.2 - Visibilidade global do eclipse penumbral da Lua

atencao A parte inferior do painel mostrado na Fig.2 é uma projeção equidistante cilíndrica da Terra centrada na longitude na qual a Lua está no zenite no meio do eclipse. A área não sombreada indica a região da Terra da qual o eclipse pode ser observado na totalidade, ou seja, a Lua está acima do horizonte durante todo o eclipse. Os sombreados em cinza indicam regiões onde a Lua ou está nascendo ou está se pondo durante as principais fases do eclipse. A Lua está nascendo no lado esquerdo do diagrama após o eclipse ter começado e está se pondo no lado direito do diagrama antes do eclipse ter terminado.

:::: :::: 31.12.09 ::::

Eclipse parcial da Lua em 31 de Dezembro de 2009

Está pensando em passar o Reveillon no nordeste? Então anote: o último eclipse lunar do ano, mesmo que parcial, vai fazer parte da virada do ano no nordeste. Se você estiver lá, não deixe de dar uma olhadinha, apesar da lua já nascer "eclipsada" smile

eclipse parcial
Fig.3 - Visibilidade global do eclipse parcial da Lua

atencao A parte inferior do painel mostrado na Fig.3 é uma projeção equidistante cilíndrica da Terra centrada na longitude na qual a Lua está no zenite no meio do eclipse. A área não sombreada indica a região da Terra da qual o eclipse pode ser observado na totalidade, ou seja, a Lua está acima do horizonte durante todo o eclipse. Os sombreados em cinza indicam regiões onde a Lua ou está nascendo ou está se pondo durante as principais fases do eclipse. A Lua está nascendo no lado esquerdo do diagrama após o eclipse ter começado e está se pondo no lado direito do diagrama antes do eclipse ter terminado.

:::: {/faqslider}

Fonte de Referência

  • U.S. Naval Observatory - The Astronomical Almanac
  • Eclipses Online Portal - Quase 3000 eclipses solares e lunares do ano de 1501 a 2100. Encontre a sua cidade (ou a mais próxima de você), analise as tabelas de informação e curta os gráficos animados.
онлайн казино без регистрациисковороды из литого алюминияхарьков никас ямал контурпиар акциирозетка скидкикернеса никас

Informações adicionais